Mostra de filmes Clássicos

0



VERÃO DE CLÁSSICOS
12 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

    Em cartaz até o final de fevereiro, a terceira edição da mostra VERÃO DE CLÁSSICOS aproveita o período de férias escolares e universitárias para exibir, exclusivamente em cópias em película, uma seleção extremamente diversificada de filmes de grandes diretores, cult movies e raridades que, de uma maneira ou de outra, resistiram à prova do tempo. Trata-se de uma mostra de cinéfilos e para cinéfilos, que poderão curtir uma autêntica sessão de cinema com filmes há muito não exibidos, das mais diversas épocas, países, gêneros e vertentes.
    Dentre os clássicos recuperados nesta primeira etapa, que vai até o dia 6 de fevereiro, há filmes premiados e importantes como Hiroshima, meu amor, obra-prima de Alain Resnais, e O Testamento do Dr. Mabuse, segundo filme de Fritz Lang com seu famoso personagem, além de alguns clássicos imperdíveis do cinema japonês, como o agridoce De onde se avistam as chaminés, de Heinosuke Gosho, o épico O Profundo desejo dos deuses, de Shoei Imamura, um belíssimo filme do mestre Kenji Mizoguchi, A Música de Guion, O Portal do inferno, de Teinosuke Kinugasa, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também marcam presença na programação outros diretores consagrados, como Eric Rohmer, Jean-Luc Godard, Marco Ferreri e Takeshi Kitano – de quem será exibido um longa inédito nos cinemas comerciais brasileiros.
Já Vozes distantes, de Terence Davies, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes e considerado um dos melhores filmes ingleses de todos os tempos.
    Em matéria de polêmica, a mostra oferece uma oportunidade para reavaliar Paixão selvagem, primeiro filme dirigido pelo cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, em que o famoso tema Je t’aime moi non plus, é cantando em dueto com a estrela Jane Birkin. Há espaço também para raridades absolutas, filmes praticamente desconhecidos do grande público como o desenho animado francês As Fabulosas aventuras do lendário Barão de Munchausen, uma das menos conhecidas versões cinematográficas das histórias do personagem, e a inusitada releitura de Alice no País das Maravilhasconduzida pelo mestre Louis Malle em Lua negra. Outra raridade recuperada nesta primeira etapa da mostra é Kuhle Wampe, drama político-social com roteiro de Bertolt Brecht, recentemente lançado em DVD no país, cujas sessões serão complementadas pelo igualmente raro Yellow Caesar, um retrato crítico do ditador Benito Mussolini dirigido por Alberto Cavalcanti. Também vale destacar as raríssimas exibições em 35mm da versão original do clássico King Kong, rodada em 1933 e considerada unanimamente um dos maiores filmes de aventura da história do cinema.

Serviço:
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.




0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por entrar em contato conosco