Vintage e Retrô - Para entender o vocabulário fashion

1
 Vintage e Retrô. No vocabulário fashion essas duas palavrinhas bombam. Mas o que muitos não sabem é que esses dois termos tem significados bem distintos. Vem com a gente descobrir as diferenças:

Vintage
Segundo alguns, o significado de vintage nada tem a ver com moda. É um nome que foi emprestado dos vinhedos e fazia referência às boas colheitas de uvas para a fabricação dos vinhos, o que levaria a uma boa safra do produto. Chique não? A origem ou significado vem de "vint" relativo à safra de uvas e "age" de idade.Em uma tradução livre seria então: "Quanto mais velho melhor"
Logo, na moda, vintage são aquelas peças que realmente foram fabricadas no passado e atualmente estão em bom estado de uso, é o relicário da vovó, a blusa de tricô rosinha, o blazer de alfaiataria impecável que você comprou em algum brechó. Tudo que tem aquele cheirinho nostálgico de infância e que vai remeter ao look de seus avós ou até um pouquinho antes deles.
Bom exemplo disso são as referências de moda que a famosa modelo dos anos 60 nos deixou. Twiggy, que emprestou seu rosto para vários produtos na época, mostrava um novo padrão de beleza feminina até então. Com rosto angelical, cabelos curtos, perfil esguio e delicado. Mas não foi apenas isso, o contraste inusitado de cores em seus looks, as formas geométricas e descontraídas dos estilistas.



Retrô

Retrô significa "para trás", a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, algo novo que faz retrospectiva do que já foi visto. Em programas sobre moda, você percebe que as peças trazem elementos, ou foram inspiradas nas décadas de 60, 50, 40. Aí  estão as peças retrô. É como um relançamento de algo que já foi moda, ou seja, uma peça nova com estilo, forma ou modelagem que remetem a do passado.Em terras brazucas ,Camila Pitanga e a Débora Falabella, que entre "modelões" longos ou também na versão curta evasè, apresentam composições visual de suas peças preferidas com artigos de uma leitura retrô. Isso faz com que o visual crie uma personalidade que mescla as novas referências do universo fashion, com aquelas que lá atrás foram hit; ou seja, estar com um charme de épocas passadas, mas repleta de elementos contemporâneos.




Fonte: texto revista Piccadilly com alterações da blogueira


1 comentários:

casa de professora disse...

Amei a sua conceituação dos termos, agora sei que tenho um vestido vintage...e alguns "retrô" rs...bjs!

Postar um comentário

obrigado por entrar em contato conosco