Tendências em calçados e bolsas verão 2015

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Primeira mostra do que deve ser lançado pelas principais marcas brasileiras na próxima estação pode ser conferida com exclusividade na FRANCAL 2014, que acontece de 15 a 18 de julho, em São Paulo.

Ainda faltam alguns meses para as coleções primavera-verão 2014/2015 calçarem os pés e fazerem a cabeça de mulheres, homens e crianças, mas as inspirações para a temporada já esboçam quais os modelos, materiais e estampas devem desfilar pelas calçadas brasileiras. O período será tomado por uma “rebeldia” das cores, que fogem da monotonia e se combinam em meio a uma infinidade de possibilidades.
O público feminino é quem deve sentir o calor da estação com maior intensidade. Com diversidade de inspiração, o verão se mostra ousado e despojado, inserido em uma vasta cartela que garante espaço a cores vibrantes, frias e até terrosas.
Contrapondo e compondo combinações elaboradas e cheias de estilo, o verniz aparece como importante coadjuvante, e o preto transita do inverno para o verão reaproveitado como base no revivido e impactante Color Blocking e também como pano de fundo para modelos inspirados no Floral Tropical. Já as tonalidades pastéis das Candy Colors voltam mais discretas e modestas, sendo responsáveis pelo toque romântico da estação.
Na modelagem, as sandálias com franjas prometem trazer looks mais despojados, enquanto as gladiadoras - ousadas e sofisticadas - transformam as mulheres em verdadeiras guerreiras. Nos acessórios, as correntes ganham destaque em detalhes delicados ou “full”, e transformam os modelos em obras de arte.  Outro aplique que pede passagem na estação quente são as multifivelas, que enriquecem as sandálias acima do tornozelo.
O destaque fica também por conta das pedrarias, que respondem pelo brilho e glamour para os dias ensolarados, e da palha natural, principalmente combinada a correntes, pedrarias e ao preto. “O clássico PB continua – renovado e atualizado – e promete fazer sucesso no verão”, aposta Gervásio Muller de Oliveira, responsável pela Modelagem Criativa da Crysalis, marca de calçados femininos.

Homens
A busca pelo desejo é o tema que norteia as inspirações masculinas do próximo verão. “A estação pretende despertar o desejo do homem por determinado produto ou marca, apostando na sensualidade e ousadia de cores e materiais”, detalha Sandro Lopes, designer e gerente de Desenvolvimento da marca de calçados Sândalo.
            Para trazer esse sentimento à tona, os calçados em tons tradicionais, como preto e café – este último uma forte tendência da estação - ganham detalhes nos vibrantes laranja, verde, amarelo. Os materiais alternativos também se impõem e se misturam para dar vida a novas possibilidades, sem excluir as características mais conservadoras que o homem ainda espera de um calçado. Nesta temporada, aparecem também as lonas estonadas misturadas ao couro e tecidos com textura.
Segundo Lopes, a exemplo da modelagem feminina, a combinação entre cores pastéis e cítricas também invade o universo masculino. “As Yummi Colors já estão presentes nos calçados para homens e vão ficar ainda mais fortes nessa estação”.

Crianças
Ao contrário dos últimos anos, a moda infantil sofre uma “desaceleração”: “A criança era transformada em um mini adulto, com peças usadas ou inspiradas nas dos pais e mães. Neste ano, a moda adulta é apenas lembrada nos pequenos, respeitando e preservando o espaço dos universos lúdico e infantil”, explica a estilista da Pimpolho, Heloysa Guimarães do Amaral.
Os calçados infantis mantêm a aposta nas Candy Colors, mas com cartela mais fresca e suave, mesclada a cores padrão. O destaque fica para um novo tom de metal, rosado e puxado para o cobre, intitulado de Ouro Rosa. Pitadas de tendências dos anos 1990 também devem aparecer nos pés das crianças.
Aqui também o inverno mostra a cara e empresta alguns elementos para modelos infantis mais sofisticados, como solados trabalhados, detalhes em pelúcia, fechamentos em zíper e tons neutros. E como não poderia deixar de ser, o apelo urbano, mais contemporâneo, transita entre calçados simples e outros que buscam o inusitado, sempre inspirado em novas tecnologias, obras de arte, música ou tendências que partem dos programas de TV.

Bolsas e Acessórios
            Itens indispensáveis na composição do look feminino, as bolsas chegam estruturadas em tamanho médio e abusando do brilho. O couro, forte no inverno, continua no verão em variações metalizadas de tons dourado, prateado, cobre, grafite, ciano e magenta. O corte a laser ou mesmo a composição com a renda deixa o look mais leve.
Lenços, echarpes, pashiminas e pareôs exploram o colorido com o auxílio de estampas botânicas, tropicais, aquareladas, bicolores, florais e listras, bem como as onipresentes animal prints e grafismos. As maxipulseiras, braceletes e brincos estão totalmente independentes e chamam a atenção.
A paleta mescla tons pastéis e cítricos em combinações, inclusive bicolores, de amarelo, laranja, off-whitenude, cinza, lilás, roxo, rosa, azul-piscina, verde-militar e pêssego. “O movimento do verão 2015 será inspirado nas Yummi Colors, que se distanciam um pouco das Candy Colors por agregarem cores mais cítricas”, explica a sócia-proprietária da Contornos, Larissa Ustárroz Buss.

Inspirações
Walter Rodrigues, estilista e coordenador do núcleo de Design da Assintecal, aponta que o verão será inspirado na temática “Caminhos”, dividida em três conceitos: formas geométricas simples e coloridas, que simbolizam a vida estressante de quem vive nas grandes cidades; textura de madeiras envelhecidas e pinturas manuais que lembram a ingenuidade interiorana; e a vivacidade das cores que remetem às cidades litorâneas, onde o sol, a praia, o mar e sua vegetação tropical convivem em harmonia. A ideia parte de um nacionalismo inédito, fruto de inúmeros fatores, como o aumento da consciência política e o engajamento em causas sociais.
Sobre a feira
A FRANCAL é a feira de negócios mais importante e rentável do ano para a cadeia coureiro-calçadista. É palco oficial dos lançamentos das coleções primavera-verão, a temporada mais longa para o setor. As coleções apresentam uma enorme diversidade de modelos e são renovadas constantemente de agosto a março, impulsionando de forma contínua os negócios do varejo nacional no período.
Com mais de 800 expositores de todos os portes – desde os maiores fabricantes de calçados do País até pequenos e médios calçadistas, grifes de renome internacional e birôs de moda voltados a produtos de maior valor agregado – a FRANCAL oferece uma enorme variedade de calçados, bolsas, malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias para atender os diferentes tipos de varejo.
A expectativa é receber 60 mil lojistas e profissionais do setor de todos os Estados brasileiros e de mais de 70 países dos cinco continentes.

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