Dicas
para blogueiros aumentarem organicamente seu público atuando com 'guest
blogging'
Quando aplicado da maneira correta, o guest blogging é capaz de
incrementar em 20% o tráfego de um blog ou website
No mercado de
marketing de afiliados, o marketing de atração é um dos métodos mais
consistentes para quem deseja construir uma base de clientes de forma orgânica,
sem precisar gastar nada com isso. Uma maneira de colocar em prática esta
modalidade de marketing é por meio do 'guest blogging', que é quando um
profissional atua como produtor de conteúdo para um blog de outra pessoa e, em
troca, recebe a possibilidade de incluir dentro do texto um link redirecionando
para o seu próprio blog. Estudos de caso comprovam que, quando aplicado da
maneira correta, o guest blogging é capaz de incrementar em 20% o tráfego de um
blog ou website
Embora
pareça uma tarefa simples, existem dicas importantes a serem seguidas para ser
bem sucedido nesta prática. Javier Gomez, Head of Publishers da Awin no
Brasil, explica que o guest blogging não é uma solução de resultado imediato.
"Quando mais guests posts bem escritos você produzir e enviar para os
blogs publicarem, maior será o seu retorno. Mesmo que usuários interessados no
seu negócio não apareçam de imediato, os números provam que o guest blogging é
um método bastante eficaz de ganhar seguidores", explica.
Outra
dica dada pelo executivo é de interagir com todos os leitores que comentarem no
seu post. "Essa também é uma boa maneira de criar um relacionamento com
esse novo público, por isso, não o negligencie. O dono do blog também estará
mais inclinado a aceitar guest posts de você no futuro, se você dedicar algum
tempo interagindo com seus leitores", acrescenta.
Se
interessou? Então confira mais 7 dicas da Awin, rede de afiliação que conecta
consumidores com marcas em mais de 180 países, de como deve ser o passo a passo
para utilizar o guest blogging com sucesso.
1) Elabore um texto de qualidade
O
primeiro requisito para quem deseja colaborar escrevendo para blogs é o de
apresentar um texto de qualidade. Este conteúdo precisa se equiparar à
qualidade dos outros posts publicados no site e não dar a impressão de estar
descontextualizado, fora do lugar. Como guest blogger, é totalmente aceitável
ter sua própria voz e escrever em seu próprio estilo, mas desde que se encaixe
nas diretrizes do site. O assunto deve ser de relevância para leitores e estar
livre de erros gramaticais e ortográficos. É preciso também que o texto seja fundamentado
e apoiado por pesquisas, estudos, estatísticas de fontes confiáveis (a menos
que o dono do blog não exija este embasamento).
2) Pesquise blogs relacionados com a sua indústria
Se
você tem trabalhado produzindo conteúdo para outros blogs de maneira
recorrente, esquematize as informações em uma planilha, listando os nomes dos
sites, os detalhes de contato e os links para as suas diretrizes (adicionar
quais guest posts você enviou e se eles foram aceitos também pode valer a
pena). Para encontrar blogs relevantes que aceitem guest blogs, faça uma
pesquisa usando seu nicho e as palavras-chave "guest blogging",
"guest post" ou algo semelhante.
3) Encontre blogs que tenham boa audiência
Depois
de listar esses itens, tente descobrir quanto tráfego o site recebe usando uma
ferramenta on-line de contagem de audiência, como por exemplo, o SimilarWeb. Se
você já está na indústria há algum tempo, provavelmente já conhece alguns dos
maiores sites com boa reputação. Estude-os e veja com que frequência os guest posts
aparecem. Há muitos sites que estão clamando por novos conteúdos, mas se a
audiência deles for baixa, fuja deles: o esforço não valerá a pena.
4) Convença o dono do blog da sua relevância
Blogs
com boa reputação recebem dezenas de solicitações de guest bloggers
semanalmente, então é preciso conseguir se destacar na multidão. Se você está
apenas começando, com pouca visibilidade on-line, então será preciso começar
escrevendo para sites menores. Conforme for fazendo isso com mais frequência,
você começará a criar seu portfólio que, futuramente, será a porta de entrada
para os sites mais expressivos. Com isso em mente, é importante não
negligenciar o conteúdo de seu próprio blog ou website. Adicione postagens de
boa qualidade regularmente ao seu próprio site e comece a construir sua
reputação por conta própria.
5) Escolha o assunto mais pertinente
Outra
maneira de se destacar entre tantos guest bloggers é escolher um tópico ainda
pouco explorado por blogs, mas que pode configurar uma tendência de mercado. Ofereça
esta visão ao dono do blog, destacando a urgência em falar sobre este material
e, em seguida, argumente por que você é a melhor pessoa para escrever este
post.
6) Seja um especialista
Se
você está focado em vender produtos ou serviços de afiliados dentro de uma
determinada indústria, faça disso o seu negócio para se tornar um especialista
dentro do nicho. Isso te ajudará e servirá de argumento para que você seja
aceito como guest blogger.
7) Inclua um link para uma página em seu website
Por
fim, com o texto pronto, é hora de escolher qual o melhor lugar para inserir o
link para o seu próprio site. Este local precisa ser relevante para os leitores
do blog. Eles estarão mais propensos a permanecer no site, inscrever-se para
sua oferta ou ler seus blogs se for direcionado para as necessidades deles.
Certifique-se de que sua assinatura é interessante e atraente para o leitor, ao
mesmo tempo em que oferece a ele um motivo para dar uma olhada no seu próprio
site. Afinal, esse é o seu cartão de visitas.
Sobre a Awin - http://www.awin.com/br
Parte
do grupo Axel Springer e United Internet Groups, a Awin é uma rede global de
afiliados. Com a ShareASale e affilinet, o grupo Awin é composto por 15
escritórios no mundo todo, 1000 funcionários, 100.000 afiliados contribuintes e
13.000 anunciantes, conectando consumidores com marcas em mais de 180 países ao
redor do mundo. Operando nas verticais de varejo, telecomunicações, viagens e
finanças, a Awin gerou €13.6 bilhões em receita para seus anunciantes e €607
milhões para os seus afiliados no último ano fiscal.
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