Consumidores precisam ter cautela e evitar compras por impulso
para não estourar o orçamento e não cair em falsa armadilha do preço baixo
Após
o bom momento das vendas de Natal as lojas online e off-line iniciaram as
tradicionais promoções de "queima de estoque" de janeiro. Pensando
nos consumidores que querem aproveitar a temporada de descontos a PROTESTE,
Associação de Consumidores, selecionou algumas dicas sobre os cuidados
necessários que eles precisam ter:
•
Decida o que você quer comprar antes de sair de casa, após a pesquisa de
preços. Para facilitar, desenvolvemos um plug-in que localiza produtos mais
baratos (http://maisbarato.proteste.org.br/);
•
Cuidado com a "falsa liquidação" ou vitrines que indicam promoções
que pareçam ser as melhores. Nem sempre isso condiz com a realidade. Pesquise
antes os preços em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de
uma promoção "isca", ou seja, aquela exposta na vitrine, sem que haja
este produto em estoque, mas que serve para o lojista "fisgar" o consumidor
para oferecer um produto fora da promoção;
•
Guarde todos os anúncios e panfletos de promoções. Esses materiais poderão
ajudar numa eventual reclamação contra a empresa, em caso de descumprimento da
oferta;
•
Não compre por impulso só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter
utilidade para você;
•
Não tenha pressa. Avalie com cuidado os produtos;
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Veja se compensam as promoções do tipo "pague dois, leve três", ou
que deem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios, etc;
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Tenha cuidado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição
no caso de produtos de mostruário. Confira se não há defeitos que comprometam a
utilização;
•
No caso de produtos com pequenos defeitos – roupas com manchas, descosturadas
ou eletrodomésticos com partes amassadas, ou ainda, móveis de mostruário – você
deve exigir que a loja coloque na nota fiscal os problemas apresentados,
detalhando-os.
Caso
você tenha uma reclamação sobre estes problemas, entre em contato com o Serviço
de Defesa do Consumidor pelo telefone 4003-3907 ou por meio do site www.proteste.org.br/reclame e
veja como podemos ajudá-lo.
1 comentários:
eu amo as postagens sobre liquidação
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