Segundo Dados divulgados pela World Federation
of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil é líder entre os
países da América Latina no setor de vendas diretas. No ano passado, o país
registrou um volume de vendas de R$ 45,2 milhões, o que nos dá a 6ª posição no
ranking mundial.
Entre as categorias com mais produtos
comercializados, o destaque foi para os itens de bem-estar com 34%. A linha
superou cosméticos e cuidados pessoais, que em 2017, teve 32% do total de
vendas mundiais do setor. Considerando todos estes números, a consultora de
vendas e novos negócios Roberta Kuruzu, especialista em vendas diretas há mais
de 20 anos, listou abaixo quatro dicas infalíveis para quem quer empreender,
investir e lucrar com esse tipo de venda. Vejam:
1) Defina metas
tangíveis
Em qualquer carreira, é preciso saber
para onde você está indo e onde pretende chegar. Ou seja, se você optar por
trabalhar com venda direta, prepare-se para enfrentar vários desafios e uma
grande concorrência. É necessário ter em mente que, como em qualquer negócio,
na venda direta as vendas também podem oscilar, então procure definir metas
possíveis, de acordo com a dinâmica de mercado.
2) Escolha bem seu
público-alvo
A primeira coisa a se fazer é definir
bem o público que você deseja atingir. Analise quem são seus consumidores
ideais, busque referências e diferenciais. Só então, decida qual empresa vai
representar. Vale fazer um levantamento baseado nas suas necessidades
particulares e buscar por nichos de atuação com menos concorrência.
3) Amplie sua rede de
contatos
Quanto maior for sua rede de contatos,
melhor. No seguimento de vendas diretas, é fundamental gerar cada vez mais
contatos qualificados e clientes em potencial. Para isso, frequente mais
eventos que reúnem o público que você está almejando atingir. Feiras, bazares e
rodadas de negócios, por exemplo, podem ser boas opções.
4) Estude, treine e
atualize suas técnicas de venda
O vendedor direto de sucesso é aquele
que sempre atinge sua meta, não importa o tamanho dela. É quem conseguiu gerar
credibilidade, criar e consolidar um nome atrelado a uma imagem profissional
que desperta confiança do cliente ou comprador em potencial. Quanto mais
desenvolvido for o networking e as técnicas de venda, melhor. Para isso, vale
procurar por cursos e mentorias sobre o assunto, inclusive online.
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